sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Festa na Base Aérea

Por obrigação profissional, acompanhei hoje a cerimônia de transmissão do cargo de prefeito da Aeronáutica, no Cidacta II (a Base Aérea velha de guerra), no Bacacha. Sem prestar muita atenção, contei sete soldados e soldadas que passaram mal e foram dispensados da formação para serem atendidos numa ambulândia estacionada nos fundos do pátio. O calor em Curitiba anda tão forte que até nossos guerreiros estão arriando.
Mas foi bacana ver a banda tocando. Numa tirada legal, homenageou o prefeito que sai com o Hino do Fluminense. O que entra ganhou o hino do glorioso Botafogo. Os dois tenentes-coronéis são cariocas.
Na velha Banda da Base Aérea já brilharam dois músicos conhecidos no mundo todo: Raul de Souza, hoje em Paris, apontado há décadas como o melhor trombonista de jazz do mundo (vi-o tocar com o Saul, no bar deste, na Cruz Machado), e o percussionista Airto Guimorvan Moreira, desde os anos 60 nos EUA, considerado, também há décadas, o melhor percussionista do mundo.
Sobre o Airto, ex-morador do Uberada, uma informaçãozinha biográfica: é catarina, mas começou sua carreira em Guarapuava, tocando bateria na zona. Foi para os EUA, atrás de sua eterna paixão, Flora Purim, graças às doletas emprestadas por Lany Dale e Chico Buarque.
Experimente ir ao You Tube e puxe Airto tocando com Miles Davies no festival da Ilha de Wight. É um showzaço de trumpete e cuíca.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Festa muçulmana em Bangladesh

Foto de Pavel Rahman/Associated Press