sábado, 10 de dezembro de 2011

O Barça e a bola

Alberto Helena Jr., no IG

Estádio lotado de merengues e o Real vindo de quinze vitórias consecutivas, time azeitado, pleno de estrelas, líder do Campeonato Espanhol, sensação da Liga dos Campeões e tal e cousa e lousa e maripousa.

Eis que, logo de cara, o goleiro Victor Valdés, do Barça, faz uma lambança e Benzema abre a contagem. A tragédia catalã se desenha no ar do Santiago Bernabeu.

Que nada, espie só o Barça. É como se nada tivesse acontecido e tudo estivesse ainda por acontecer, pois o jogo, para ele, nem era realmente no Santiago Bernabeu, em Madrid, ou qualquer outro recanto real que a bola rolava. Era num campo dos sonhos, flutuando acima de qualquer paixão.

Perceba como esses caras não dão a menor pelota para o placar, o adversário, o juiz, a torcida. Seu negócio é a bola. Onde ela estiver, eles a tratam com ternura e cuidados. Mesmo sob intensa pressão, apesar do erro grotesco do goleiro, nenhum chutão pra frente, nenhum despacho sem endereço certo, nenhum temor.

Como cunhou certa vez o técnico Muricy: a bola pune. Sim, pune quem a trata mal, mas premia quem lhe dispensa tanto respeito e carinho. E, lá vai a bichinha ronronando de prazer de pé em pé, submissa, agradecida, seduzida, até se deitar na rede branca por três vezes ainda antes do apito final.

Há quem consiga traçar e retraçar, durante o jogo, todos os meandros desse time maravilhoso, construindo e reconstruindo fórmulas as mais cabalísticas possíveis; mas, para mim, o mistério desse Barcelona é a simplicidade em seu estado mais puro, como a primeira lição das cartilhas d’antanho, que começava assim: O Menino e a Bola.

Veja as melhores fotos de 2011

http://www.buzzfeed.com/mjs538/the-most-powerful-photos-of-2011

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ao inferno com esses esqueitistas

As desautoridades de trânsito de Curitiba, que, com categoria, transformaram as ruas - e calçadas - da cidade numa verdadeira zona, desprezam agora um novo personagem que já se transforma em problemão: o esqueitista, ou skatista, como preferem os puristas.
Depois de infestarem as ruas dos bairros, metendo-se entre os carros e sempre à beira de serem atropelados, esses (alguns nem tão) garotos boçais começam a ocupar até as ruas do centro. Por volta de 9h25 de hoje, na Carlos de Carvalho, entre Visconde do Rio Branco e Visconde de Nacar, um escrotinho a bordo de um esqueite descia a rua na contramão e, gozando da cara de todo mundo, falava ao celular. Passou por ele a Kombi 510 da Diretran, placa ATE-9647, lotada de tirivas de blocos à mão. A viatura apenas desviou do babaca e continuou seu caminho. Tirar o garoto da rua e colocá-lo calçada, apreender-lhe o esqueite, dar-lhe umas palmadas? Que nada. As desautoridades estavam mais preocupadas em chegar aos locais do EstaR para começar a distribuir suas notificações. E vai ser assim até que o primeiro motorista desça do carro e aplique uma surra num desses moleques estúpidos.