A campanha relativa à defesa das vagas de estacionamento para deficientes, criada pela Getz, do meu amigo Maurício Ramos, tem como bordão principal “esta vaga não é sua nem por um minuto”. Campanha bonita, por sinal, que vem de ser encampada pelo governo federal.
Estranhei, porém, que a citada frase está há quase dois anos no estacionamento do supermercado Casa Fiesta do Alto da XV. A diferença é que esta fala "minutinho".
Plágio? Aproveitamento de ideia anterior? Família, como na literatura?
O que diz o Maurício, e aqui dou por encerrado o assunto:
"Quanto à frase 'Esta vaga não é sua nem por um minuto', não tem dono que seja conhecido pois é uma frase utilizada pelo segmento das instituições ligadas aos deficientes há muito tempo. Assim como o símbolo que também é universal. A criatividade e senso de oportunidade esteve no fato de arrumar a frase e a imagem num novo layout (um pouco mais bonitinho talvez) e sugerir que as pessoas usassem como sua imagem avatar no Facebook e twitter, como forma de dizer que não concordavam com o que aconteceu com a Mirella. Mais do que isto, nosso trabalho foi tornar uma idéia do próprio movimento dos deficientes conhecida e popular.
Fizemos muitas peças e colocamos num site a disposição de quem quisesse usar (adesivo, Cartazes, follhetos esclarecendo as diferenças das vagas especiais, e-mail-mkt, banners...idéias que vão além da frase.). O filme também extrapola muito a marca, propondo uma troca de papeis muito divertida (ja tem mais de 1 milhão de views!!!). Levamos pra Brasilia para propor um projeto de governo para a acessibilidade (ja estava em andamento mas será acelerado) e vamos levar para a ONU em breve para que conheçam nosso case de mobilização. Legal o Fiesta ter a frase no estacionamento, mas ela em si não é a campanha, compreende? Muitas instituições tem. A gente deu sentido e adesão pra coisa. Sensibilizamos."