sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Para discutir o Oriente Médio

Da assessoria de comunicação da UFPR
"Oriente Médio em Cartaz - cinema, política e violência" será tema de uma jornada organizada pelo Nucleo de Processos Identitários, das Etnias, das Crises e da Cultura Árabe do Departamento de Psicologia da UFPR em parceria com o Instituto da Cultura Árabe. Será nos próximos dias 10 e 11 de setembro, no Anfiteatro 100, 1º andar do Edifício D. Pedro I, com entrada pela Rua General Carneiro, 460.
Serão exibidos filmes, documentários e depoimentos seguidos de mesa redonda abordando temas como distúrbios pós-traumáticos, modelagem da opinião pública e estética do terror. O evento tem abertura prevista para as 19 horas desta sexta-feira, com apresentação do filme "Valsa com Bashir". As inscrições são gratuitas e mais informações pelos telefones 3310-2625 e 8865-7886.

PROGRAMAÇÃO

DIA 10 DE SETEMBRO
19h00 - Filme "Valsa com Bashir"
20h30 - Depoimentos dos participantes de Sabra e Chatila
21h10 - Mesa redonda - "Violência, distúrbios pós-traumáticos e o fundamentalismo identitário, com o professor Jamil Zugueib Neto, do departamento de Psicologia da UFPR;
"O Oriente médio no contexto político internacional", com o professor Juliano da Silva Cortinhas, da Unicuritiba e "A questão libanesa: sectarismo e violência", com o professor Fábio Bacila Sahd, da UEM.

DIA 11 DE SETEMBRO:
13h30 - Filme "Palestina ainda é a questão"
14h30 - Filme "Um prato de sardinha"
15h00 - Mesa Redonda - "Fervor étnico e interpretação psicanalítica. O exemplo de Daniel Sibony e o mito Hebreu", com o professor Jamil Zugueib Neto; "Da atualidade do conceito de luta de classes", com o professor Emmanuel José Appel do departamento de Filosofia da UFPR; "A estética do terror e a atração das massas", com a professora Maria Tarcisa Silva Bega, do departamento de Ciências Sociais da UFPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário