quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vivian Calopreso Braga e Janaína Castilho

Janaína Castilho é a grande novidade (já faz um tempo, mas continua sendo grande e novidade, pois não apareceu mais ninguém) na TV esportiva do Paraná.
Desde a maravilhosa Vivian Calopreso Braga, não aparecia alguém com sua carinha de menina, jeito sincero, comportamento de quem não se deslumbra com a tela, informação precisa, prosódia bacana, voz bem colocada (tem um defeitinho nos jotas e ges, por causa da língua que recua, mas isso lhe confere mais um toque de charme), corpo controlado (não fica gesticulando como um professor de cursinho) et coetera e tal.
Mais: Janaína Castilho não faz carnaval com a notícia, não quer dar aula ao espectador.
É repórter, a Janaína Castilho.
Vivian Calopreso Braga, capoeirista, linda, corpo perfeito, voz algo rouquinha, olhos que olhavam na cara do espectador (isso é raro em TV) foi a maior.
Agora a Vivian pode descansar em paz.
Vieram outras, e essas que me desculpem. Que eu me lembre, só pra falar dessa tal de RPC, a rede de maior audiência: Ana Zimmermann, Janaína Xavier, Deslisièe Teixeira. Todas ótimas, de cara e competência.
Mas não são Janaína Castilho.
E os homens? Gilberto Fontoura, malaço que um dia, num clipaço feito pelo Paulo Rosa para o Dia Internacional da Mulher, mandou beijos para “as atletas de forno e fogão”; Jasson Goulart, misto de Galvão Bueno e Vanucci dos pobres; Gil Rocha, competentíssimo jornalista, embora apresentador comum; Rogério Tavares, bom repórter, mas devagar demais, querendo contar a história da humanidade.
(Parêntesis: muito bom ouvir as narrações do meu amigo e ex-chefe Luiz Augusto Xavier. Está fora dessa.)
Vamos lá.
Ninguém amarra as chuteiras de Janaína Castilho.
Chega.
Janaína Castilho é e está o que é: a mais bela e melhor repórter e apresentadora de esportes da pobre TV paranaense.
Janaína Castilho é a nossa Dulcinéia Novaes do futebol.
Dudu é, faz muito tempo, a Janaína Castilho pronta e professora de todos da reportagem geral. Não vale.
Janaína Castilho me faz assistir até a uma matéria sobre rachão do J. Malucelli.
O que Janaína Castilho fala vira ouro.
Janaína Castilho é uma princesa delicada – algo Soninha da ESPN – dando notícias.
Sorte a Janaína Castilho.
Que Janaína Castilho não se perca no deslumbre global.
Que Janaína Castilho não se ache a rainha-da-cocada-preta.
Janaína Castilho não precisa.
Janaína Castilho será, logo, logo.
Longa vida a Janaína Castilho.
Beijos eternos pra Vivian, a “Índia” da capoeira, jornalista de primeira.
Já tem uma sucessora que promete chegar lá.
Janaína Castilho será um dia homenagem à Vivian.
E pra quem conheceu: Vivian Calopreso Braga forévis.

4 comentários:

  1. Este blog foi um dos poucos locais em que encontrei alguma referência à Vivian Calopreso Braga.
    Nunca a esqueci, gostava demais de acompanhar suas reportagens em campo. A menina tinha uma fixação na vida.
    Você que pelo menos a citou, por favor, onde posso achar material sobre ela? A vida, o trabalho, a morte prematura.
    Por favor.

    Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Vivian, amiga querida, sinto muita saudades suas.....quanto planos fizemos juntas...quantas risadas...foi tudo muito bom, menos o fim.
    Sara Carvalho

    ResponderExcluir
  3. vivian calopreso,nunca fui fã de futebol,sempre fui um perna de pal,más o que me atraia a assistir o jornal futebolistico. era a quela moça bonita e maravilhosa,a namorada que qualquer um gostaria de ter,certa vez eu tive o prazer de vela tocar um instrumento de sopro na televisão,foi a minha inspiração para a musica,comprei um trompete e fiz o teste para a escola de musica e belas artes do paraná,o instrumento que vi vivian tocar era um clarinete,mais dificil de ser tocado,estudei 5 anos musica,desisti,mas sei tocar meu instrumento ate hoje,ha como me faz falta a minha musa inspiradora que nem sabia que eu existia,sempre penso nela não sei porque talvez um amor de fã um amor platonico,más o importante e que ela nao morreu pra mim e nem para seus fãs que guardam em suas memorias e corações a imagem da beleza competencia a alegria de sua existencia mesmo que por pouco tempo,obrigado por um dia voce ter existido, de seu eterno fã marcosaúde.

    ResponderExcluir
  4. Estou procurando videos da Vivian apresentando ao Globo Esporte e pasmem, não há nada. A RPC parece não ter memória.

    ResponderExcluir