sábado, 23 de maio de 2009

Divagando & Katilografando: Aquele Abraço!

Francisco Silva Filho*
Hoje eu comecei o meu dia participando do Programa do Nildo Freitas na Brasil FM, ocasião em que eu aproveitei para no dia mundial do abraço que se comemora nesta sexta feira (22), abraçar todos os meus amigos e, em especial, os que comigo compartilham das mesmas idéias. O Anderson, Edmundo Vieira, Ezequiel Sena, Paulo Nunes, Paulo Pires hoje, são as pessoas que fecham esse círculo dessa sinergia.O Gilberto Gil, no início da década de 70 dava ao povo brasileiro o seu imenso e carinhoso abraço. O abraço é a forma mais simples de nos expressarmos e demonstramos a nossa afetividade para com os nossos mais próximos. Nos países nórdicos, o abraço gratuito não é bem aceito, nesses países, o abraço só é bem recebido se vier de quem se conhece. Na Índia, cito esse país não pelo que eu passo a conhecer pelo folhetim que a Globo exibe em seu horário das 21h00m, mas, pelo que eu tenho lido. Os indianos não aceitam abraços, eles, pelos seus preceitos religiosos, evitam qualquer contato físico; o abraço que hoje dia 22 de maio se comemora mundialmente, não é tão mundial assim.No Brasil, acredito, - eu não fiz qualquer pesquisa para enriquecer esse meu artigo – que aqui seja o paraíso dos que adoram abraçar. Os nossos políticos profissionais têm no abraço o seu mais forte aliado na conquista dos seus incautos eleitores. Esses senhores têm técnica especial na arte do abraçar; abraçou, conquistou! A conquista, principalmente acontece entre as classes mais humildes da nossa sofrida e carente população.O abraço tem na sua concepção um magnetismo todo especial; sobre esse ato de fraternidade há até técnicas especiais oriundas dos ocidentais, as quais, não querendo roubar propriedade intelectual de ninguém, até por que, onde eu encontrei, não faz qualquer menção ao autor, aparece simplesmente ‘mensagens e poemas’ dessa forma eu reproduzo ipsis literis extraído do seguinte endereço: http://mensagensepoemas.uol.com.br/abraco/22-de-maio-dia-do-abraço.tml “Dizem os orientais que, quando abraçarmos uma pessoa querida a quem amamos, devemos fazer da seguinte forma: inspirando e expirando três vezes, e aí sua felicidade se multiplicará pelo menos dez vezes. O efeito terapêutico do abraço é inegável. Diante disso não podemos esperar para abraçarmos a quem queremos bem. Se você estiver sentindo um vazio interior, tente abraçar o seu amigo (a), deslizando delicadamente a mão sobre as costas dele (a), para que o possa sentir junto a você. Nos Momentos de dor e de alegria é que vemos o bem que um grande e demorado abraço nos causa.Pelo abraço, transmitimos emoções, recebemos carinho, trocamos afeto, compartilhamos alegria, amenizamos dores, demonstramos amizade, doamos amor, expressamos nossa humanidade. É tempo de enlaçarmos nossos braços num terno, profundo e afetuoso abraço.Neste dia, aproveito um pouco da técnica oriental para abraçar a todos os nossos leitores, amigos, simpatizantes ou não da nossa causa, e, principalmente aos nossos políticos, para que eles sintam a nossa sinergia, a beleza e a pureza do abraço sem qualquer interesse escuso no nosso gesto! Pra todos: AQUELE ABRAÇO!
Francisco Silva Filho, baiano de Vitória da Conquista, é advogado e vive em Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário