quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Meu querido fígado e seus irmãozinhos

Estou passando por exames anuais de rotina, este ano com uma novidade: a dra. pediu ecografia de abdômen superior.
Obviamente, fui apreensivo, como quem é convocado pelo médico a fazer o teste de HIV.
Pensei: e se aparece uma manchinha no fígado? Uma cicatriz qualquer? E se o pâncreas estiver meia bomba?
Pois bem: terão de me aturar muito tempo ainda, graças, também, ao meu (quase) bom comportamento nos últimos anos. Álcool só de vez em quando e cigarro quase nunca fazem bem à saúde.
Musculação e lutas também ajudam.
Só para inveja de meus amigos e amigas abstêmios e cachaceiros, eis a quantas anda meu querido fígado, segundo a ecografia conduzida pela dra. Gisele Macedo:
"De topografia, morfologia e dimensões habituais, contornos regulares, textura homogênea, com ecogenicidade normal, sem evidência de nódulos, tumorações ou cistos detectáveis pelo método. Os vasos hepáticos e do sistema porta se mostram com calibres normais."
Nem vou falar do pâncreas, da vesícula biliar, das vias biliares e do baço. Vocês morreriam de inveja.
Feliz carnaval.
Quem quiser um livro eletrônico de presente, escreva que receberá até sábado de carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário