quarta-feira, 28 de julho de 2010

A vida e a morte de John Lennon

Ainda bem que ninguém lê esta merda. Errei nas contas da morte do John Lennon. Em 8 de dezembro serão 30 e não 20 anos. O texto está agora corrigido. Se alguém já leu, não me critique, desculpe-me. Herrar é umano. Abraço.

John Lennon da Rocha, 20 anos, auxiliar, filho de Inês da Rocha. Sep. ontem.

A nota, breve como a vida do John Lennon curitibano, está publicada na lista de falecimentos da Gazeta do Povo de hoje - aquele rol de mortos da cidade dantes chamado Obituário.
John Lennon da Rocha nasceu dez anos depois da morte de John Winston Lennon (a 8 de dezembro), em 1980, na porta do edifício Dakota, em Nova York, cidade onde vivia feliz com a mulher, Yoko, e o (segundo) filho Sean.
John Lennon da Rocha tinha metade da idade do John Winston Lennon morto. Este se foi aos 40 anos, no auge da felicidade e da criatividade. O nosso (nosso porque curitibano e porque toda morte compunge) morreu aos 20 anos, no auge ou no fundo do poço de alguma coisa.
Obviamente, sua mãe, Inês da Rocha, deveria gostar muito do John Lennon original. Ou, talvez, nem curtisse os Beatles ou John sozinho. Mas era um cara importante, melhor que os Máicons e Suellens da nossa terra. Ela talvez tenha tentado passar ao filho algo de bom que John deixou às artes e aos corações e mentes de seres humanos de todo o planeta.
Não procurei no noticiário policial para saber se algum John Lennon da periferia foi morto pela PM ou num acerto de contas com traficantes. Talvez tenha sido levado por uma doença incontrolável, por um acidente de trânsito ou, pior, um acidente de trabalho, desses que vitimam tantos brasileiros todos os dias.
Pela nota do jornal, sabe-se que John Lennon da Rocha, 20 anos, filho de Inês da Rocha, era solteiro e auxiliar. E só.
Seria auxiliar de escritório, de depósito, de serviços gerais? A rigor, era apenas mais um auxiliar, provavelmente um pobre sujeito que tinha um emprego, mas sem ter concluído o ensino médio, sem chance de ser algo mais que auxiliar.
Sabe-se também que foi criado pela mãe, já que não consta da nota o nome do pai.
Quase igual ao John Lennon inglês, criado sem pai e quase sem mãe, mais perto da tia Mimi. Quando era um Beatle, o pai, Alfred, tentou uma reaproximação, mas foi repelido.
O pai de John Lennon da Rocha, se é que um sabia da existência do outro, nunca o procurou, ou, se o fez, não lhe emprestou o nome para a carteira de identidade.
Assim morreu John Lennon da Rocha, 20 anos, sem pai, filho de Inês da Rocha, solteiro, auxiliar.
Foi sepultado ontem.
Só isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário