sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Supercomputador da IBM vai cuidar da saúde

Do IDG Now!
A IBM vai juntar as capacidades de Deep Question Answering, Natural Language Processing e Machine Learning (resposta a questões, processamento natural de linguagem e aprendizagem pela máquina) do Watson com as do pacote Communications e Clinical Language Understanding (reconhecimento de voz e entendimento de linguagem clínica) com o objetivo de facilitar o diagnóstico e a oferta de planos de tratamento a pacientes que vão deixar os hospitais, médicos e acesso dos contribuintes a informações críticas. A novidade foi anunciada pela IBM como parte do acordo de licenciamento da tecnologia Watson à Nuance, para que desenvolva uma variedade de pacotes de software inteligentes para as comunidades de negócios e de cuidados de saúde.
As duas empresas esperam que as primeiras ofertas comerciais estejam disponíveis dentro de 18 a 24 meses,segundo a IBM.Outras instituições contribuirão para isso, como o Columbia University Medical Center e a Escola de medicina da Universidade de Maryland. Médicos de Columbia já ajudam a identificar questões críticas para a prática da medicina onde a tecnologia Watson possa ser capaz de intervir, e os médicos de Maryland, a melhor forma em que uma tecnologia como o Watson pode interagir com os médicos para fornecer o máximo de assistência.
A capacidade do Watson para analisar o significado e contexto da linguagem humana e rapidamente processar informações para encontrar respostas precisas, pode auxiliar nas tomadas de decisão de médicos e enfermeiros, identificar conhecimentos e informações enterrados em grandes volumes de informação e oferecer respostas que não podem ter considerado para ajudar a validar as suas próprias ideias ou hipóteses.
Segundo a IBM, “analisando o diagnóstico de um paciente um médico poderia utilizar a tecnologia de análise do Watson, em conjunto com a voz e as soluções de compreensão de linguagem clínica da Nuance, para rapidamente analisar todos os textos, materiais de referência, casos anteriores e os mais recentes conhecimentos em revistas e literatura médica para obter provas a partir de muitas mais fontes potenciais do que anteriormente seria possível. Isto pode ajudar os profissionais médicos a determinar com segurança o diagnóstico mais provável e opções de tratamento”.
Esta semana o Watson se transformou em celebridade mudial ao vencer uma temporada de três dias no “game show” Jeopardy!, ganhando um milhão de dólares que a IBM vai doar para caridade.
Os pesquisadores da IBM passaram quatro anos desenvolvendo o Watson. A máquina é capaz de processar 80 trilliões de operações (teraflops) por segundo. Tem cerca de 2.800 núcleos de processadores IBM Power7 e 16 terabytes de memória funcional. Na construção do Watson, a IBM usou tecnologia do MIT, University of Texas, University of Southern California, Rensselaer Polytechnic Institute, University at Albany, University of Trento, University of Massachusetts e Carnegie Mellon University.

Nenhum comentário:

Postar um comentário