sexta-feira, 4 de junho de 2010

DESCOBRIR A BELEZA INTERIOR

Por Léo do Peixe.
O intelecto, a solidariedade, a cultura, o amor incondicional como meio de alcançarmos a paz social, estão ligados naquilo que acreditamos e na nossa luta diária.
Por que lutar? Em que acreditar? Qual a relação com esta vida? São perguntas que sempre me fiz. Sinceramente, não acredito ter vindo a esta existência para me enriquecer ou tão somente criar família. Acredito ter vindo para servir, para lutar, defender, construir coletivamente, respeitar diferenças, buscar iguais, amadurecer com a convivência, sabendo da importância de estender a mão.
Cercas sobem, se tornam elétricas e os reclusos são sempre as famílias por dentro delas, mesmo assim parecem não perceber que a cada dia nos distanciamos mais, confiamos menos, acreditamos menos em nosso semelhante.
A EDUCAÇÃO é a arma, talvez a única ARMA. O conhecimento transforma, o saber iguala, nivela. Tudo isso é forma de levar aos corações, lições, mensagens importantes sobre paz, sobre amor e sobre o que é justo.
Gosto muito de Paulo Freire, ele dizia: “a leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Veja quão grande é nosso desafio. Espero que este trabalho pela leitura, seja um canal transformador da sociedade, para que possamos todos, de forma indistinta, termos chances iguais no amadurecimento desta caminhada. Junto com tudo isso, virá o amor e respeito à natureza, o que também incluirá a todos nós.
Precisamos de um mandato para este povo, para este rio. Alguém pode perguntar:
Que povo? E eu digo, todo povo que luta e se enxerga na luta deste pescador.
Que rio? E eu digo, todo rio, cada rio, que corre em nossas veias. O rio de minha veia é o Velho Chico, e o seu?
Vamos lutar por eles?
Vamos lutar por todos nós?
Amigo (a), ponha para fora sua beleza interior, não se envergonhe de amar seu rio e seu próximo, ainda temos muito a caminhar.

Léo do Peixe – Pirapora – MG
E-mail: clubedaleituraleodopeixe@hotmail.com
Blog: www.clubedaleiturapirapora.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário